Vazão é a ação ou efeito de escoar um fluido, isto é, é o ato ou efeito de vazar. Fisicamente falando, a vazão é definida pelo volume que escoa por unidade de tempo em uma determinada seção transversal de uma tubulação ou canal. Sua unidade de medida oficial pelo sistema internacional é o metro cúbico por segundo (m³/s) e pelo sistema imperial é o pé cúbico por segundo (ft³/s).
Dentre as grandezas mais medidas nos processos industriais, a terceira mais medida, após temperatura e pressão, é a vazão. Isto acontece pois o controle da vazão tem um número elevado de aplicações, dependendo do tipo de indústria em que é aplicado, podendo ser para fluidos com baixa e alta viscosidade. Medidores de vazão são os equipamentos utilizados para este controle.
Além disso, os medidores de vazão são muito utilizados em residências e comércios. Nas residências, a vazão é importante para que seja possível medir o consumo de água e gás de cozinha, por exemplo, facilitando a cobrança no uso destes fluidos. Para os comércios, os medidores de vazão são utilizados em bombas de abastecimento de carros, para etanol e gasolina, permitindo que seja possível realizar a cobrança devida para a quantidade de fluido comprado.
A vazão também é importante para a medição de eficiência de diversos aparelhos, como por exemplo, aparelhos de controle ambiental, como o ar condicionado. Sem este controle, fica muito difícil calcular o conforto desejado para ambientes diferentes, de modo que, é possível que o ambiente não chegue a situação desejada, ou demore muito para que esta condição seja alcançada.
Desta forma, para cada aplicação de fluidos, seja ela industrial, comercial ou residencial, a vazão deve ser levada em conta. Porém, outros fatores, como a densidade, calor específico, viscosidade, tipo de escoamento, tipo de tubo, entre outros, são conceitos que influenciam diretamente na vazão e na medição da vazão, fazendo com que o correto projeto de medidor de vazão seja aplicado para que exista a melhor eficiência e precisão possível na medição.