Por definição, a vazão é a quantidade de determinado fluido que passa por uma seção transversal. Assim como as concessionárias de pedágio controlam a quantidade de carros que trafegam nas rodovias, a vazão é semelhante a este controle. Só que ao invés de veículos, o material controlado são substâncias fluidas. Estas substâncias podem ser sólidas, líquidos ou gases.
Para facilitar o entendimento teórico, os fluidos são tratados de forma ideal, para que os cálculos sejam mais simples. Esta idealização leva em conta características como escoamento laminar, o fluido é tratado como se fosse incompressível e não- viscoso, ou seja, não apresenta força de arrasto e se move com velocidade constante. Analogamente ao tráfego na rodovia, é como se só houvesse carros do mesmo tipo, modelo e potência trafegando, todos estariam na mesma velocidade e não há resistência do ar.
Esta forma de tratar este fenômeno de transporte é apenas didática, pois na realidade os fluidos podem ser um material composto de duas ou mais fases, sofrem compressão, são viscosos e há o atrito entre as próprias moléculas do material e do material com as paredes do duto que o transporta. Todos estes fatores influenciam na vazão e no controle da vazão. O exemplo mais trivial e de fácil entendimento para a maioria das pessoas, é através do sistema de abastecimento de água residencial.
Uma saída no pé de uma caixa de água tem uma vazão visivelmente maior do que quando à esta saída é conectada alguns metros de tubulação, com o mesmo diâmetro da saída. Esta diminuição é justificada pelas perdas de carga causadas pelo atrito do fluido e as paredes do duto e pela viscosidade da água. E deter este conhecimento é muito importância para contornar estas perdas e manter o desempenho da vazão do sistema em níveis adequados para o projeto. Nas rodovias, as leis de trânsito ajudam a manter a qualidade e a segurança do trânsito. Na dinâmica dos fluidos, as leis da física ajudam a dimensionar e construir dutos que entreguem a vazão desejada ao fim da linha.
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