Lastro é qualquer material usado para dar peso ou equilíbrio a um objeto. Um exemplo facilmente visto são os sacos de areia amarrados ao redor do balão. Nos navios o lastro é importante para manter a integridade, estabilidade e segurança da embarcação. Antigamente o lastro das embarcações, quando eram desembarcadas as mercadorias, era feito com areia, pedras ou madeira. Porém a carga e a descarga do lastro eram muito demoradas e trabalhosas. Com o surgimento das bombas de alto desempenho, os barcos passaram a utilizar a água como lastro. Os navios partem de sua origem carregados com a mercadoria, dispensando o uso do lastro e na volta, caso não sejam carregados com outra mercadoria, necessitam de peso extra para manter seu equilíbrio. Desta forma, o navio capta a água do porto para executar esta tarefa.
Os tanques de lastro devem ser monitorados para que o comandante da embarcação saiba o quão cheio ou vazio está o tanque, para que diante de alguma situação adversa que comprometa o equilíbrio da embarcação ou diante de alguma manobra, o lastro forneça o auxílio e equilíbrio necessários. Medidores de nível podem ser empregados nesta tarefa de medição de nível contínuo ou pontual. Vejamos os navios graneleiros como exemplo. A carga é alocada em compartimentos separados no navio e na descarga, os grãos são removidos por setores. Se o tanque de lastro não for preenchido ao mesmo tempo que a carga é removida, pode haver desequilíbrio da embarcação, causando colapso da estrutura ou o afundamento da embarcação. Sendo assim os medidores de nível são instalados nos tanques de lastro de forma a mostrar o nível de cada tanque e a taxa com que o tanque está sendo preenchido, visando auxiliar no balanceamento da embarcação.
Outro meio de uso dos medidores de nível é em sistemas automatizados de controle de lastro. Alguns modelos de navios são fabricados com casco duplo e entre os cascos são construídos os tanques de lastro. Estes tanques são fragmentados ao longo do casco e são interligados por tubulações. Em cada tanque são instalados um medidor de nível e válvulas automáticas na tubulação que os interliga. As válvulas, os medidores de nível e as bombas de água dos tanques são conectadas a um sistema de controle, que monitora a posição do navio em relação à posição vertical. Quando ventos fortes alteram a posição da embarcação, o sensor de nível coleta as informações de nível dos tanques e transfere a água dos tanques de lastro, no sentido de gerar um contrapeso e reestabelecer a posição vertical. Ou se por algum motivo uma carga é adicionada criando um desbalanceamento da embarcação, ou seja, deslocando o seu centro de gravidade e cria um desnível na embarcação, o sistema coleta as informações do medidores de nível e enche ou esvazia os tanques de lastro para reestabelecer o equilíbrio.