A chave de nível é um instrumento que permite a um usuário medir a quantidade de um determinado material líquido ou sólido, dentro de um reservatório. Para o liquido, esta medida é mais simples porquê o nível de liquido é medido através de sua superfície e este é o mesmo em qualquer local do reservatório. Para os sólidos a medição não ocorre da mesma maneira pois devido as características dele, muitas vezes não forma superfícies regulares e niveladas como a do liquido.
Usando como exemplo um silo, dependendo da sua altura e largura, durante o abastecimento do silo pode formar picos e vales. Dependendo da chave de nível utilizada, ela pode indicar que o silo está cheio (no caso de detectar o nível do pico) ou com nível de material baixo (no caso de o sensor identificar o vale). Desta forma as chaves de nível por contato não são os melhores instrumentos para monitorar o volume de materiais sólidos, sendo necessário fazer uso de chaves de nível sem contato, capazes de detectar as variações na superfície do material, como no caso da chave de nível tipo radar.
A chave de nível tipo radar oferece maior versatilidade, respostas rápidas às mudanças de nível. O oscilador envia para o sensor um sinal de aproximadamente 2 MHz de baixa potência, que não é afetado por mudanças nos espaços vazios, tais como umidade, temperatura, pressão (até 20 BAR dependendo do modelo), entregando melhor precisão. O radar raramente é afetado por interferências pois a faixa de frequência utilizada é imune ao ruído de motores, transportadores e outro equipamentos. Além destas capacidades e vantagens, este tipo de chave de nível também pode ser usada em materiais altamente isolantes ou altamente condutivos, opera em líquidos e detecta interfaces líquidos/líquido.
Desta forma, a aplicação deste instrumento em materiais secos permite fazer a gestão de estoque de matérias-primas, produção intermediária e produto acabado, monitorar e controlar a capacidade de processo para que ocorra uma flexibilização da fabricação e colabora com a segurança pessoal, tendo em vista que elimina a necessidade dos trabalhadores de verificar localmente, abrindo e olhando o nível através de escotilhas.