O carregamento de combustíveis é uma atividade complexa e de alto risco, devido as características como volatilidade e flamabilidade. Os vapores exalados pelos combustíveis são nocivos à saúde, quando inalados constantemente. Por isso, automatizar o processo de carregamento de combustíveis, tem como última necessidade a otimização. E como necessidades essenciais a preservação da saúde de quem executa a atividade e a segurança, não só individual, mas de toda a planta.
Dentre as várias tecnologias disponíveis, a automação via PID digital, ou seja, o controle Proporcional Integral Derivativo, é uma das técnicas mais empregadas para se fazer o controle de variáveis contínuas. Este método de automação para carregamento de combustíveis utiliza um algoritmo matemático, que faz o controle preciso de uma variável em um sistema, permitindo que este opere de forma estável no ponto de ajuste que foi configurado, independente da ocorrência de variações ou distúrbios. Este sistema trabalha controlando variáveis como rotação, nível, pressão, vazão, temperatura, posicionamento e controle de tenção em fontes chaveadas.
De posse destas informações, esta tecnologia aplicada ao carregamento de combustíveis é extremamente interessante, visto que, esse controlador está interligado a uma série de equipamentos periféricos, como sensor de aterramento, sensor de transbordo, sensores de temperatura, densímetros, válvulas, entre outros equipamentos. Durante o procedimento, o sistema executa várias medições de temperatura, densidade INPM e, após o término da atividade, calcula a média dos itens de referência e os transmite para o supervisório, assim como o volume executado. Ainda, este sistema de automação é capaz de verificar constantemente itens de segurança, como o aterramento, que após verificado, autoriza a execução da carga através do acionamento de válvulas e da bomba.
A automação do carreamento de combustíveis via PID – digital traz inúmeros benefícios, como evitar roubos, evita acidentes, desperdícios, visto que o sistema é dotado de sensor de transbordo e, se por acaso o volume para carregamento for configurado além da capacidade do tanque, o sistema identifica quando o tanque está cheio e interrompe o carregamento. Isto ocorre porque, esta tecnologia monitora e gerencia os carregamentos constantemente.
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